É um fato que um bom fotógrafo precisa ter bons equipamentos para fazer um ótimo trabalho, porém, para os que estão começando, é preciso ter apenas alguns para iniciar na profissão.
Então, se você ama fotografia e tem o sonho de se tornar um fotógrafo profissional, mas ainda não sabe os equipamentos realmente necessários, continue lendo a seguir.
Câmera e lente
A câmera e a lente são as peças chave para um fotógrafo, afinal, sem elas não existe todo o resto.
Antes de começarmos a entender mais sobre esses itens, é fundamental ressaltar que por não serem equipamentos baratos, é interessante que você junte um dinheirinho focado apenas nisso antes de iniciar. Pesquise preços, escolha o melhor cartão de crédito para negativados se for o caso e encare como um investimento, pois realmente é, e você terá um retorno positivo.
Escolher a melhor câmera vai depender, primeiramente, do custo benefício. Porém, ao falarmos de profissionalismo, as câmeras DSLR ou mirrorless têm que ser obrigatoriamente citadas, pois possibilitam a troca de lentes, encaixe de flash e regulagem.
Com relação à fotografia profissional, as melhores são as full frame. Além de possuírem um sistema bem desenvolvido, têm construção resistente, diversas funcionalidades e se adaptam a diversas condições.
Normalmente a própria câmera já vem acompanhada de uma lente conhecida como “lente do kit”, que são lentes zoom que cobrem distâncias focais diversas.
As lentes dos kits que têm surgido atualmente possuem um desempenho superior ao das gerações anteriores, porém, para cumprir uma demanda maior de trabalho e se adequar às propostas, é necessário adquirir uma nova lente.
Então, se os seus trabalhos fotográficos acontecerem normalmente ao ar livre, a lente 18-55mm dará conta do recado.
No entanto, se os eventos forem à noite, essa lente limita muito o trabalho, então será necessário adquirir outra.
Bateria reserva
A bateria de uma câmera DSLR costuma ter uma boa duração, mas um profissional qualificado precisa estar preparado para imprevistos e ter sempre em mãos uma bateria reserva.
Além da bateria, é vantajoso adquirir também um “grip”, que é um periférico encaixado debaixo da câmera que comporta duas baterias. Ele aumenta a autonomia da câmera e reduz o gasto de energia.
Cartão de memória reserva
Tão importante quanto a câmera, é o cartão de memória, pois sem ele é impossível existir o ensaio.
Mas mesmo sendo um item fundamental, é uma das partes mais sensíveis do equipamento. Infelizmente, o cartão está sujeito a mau contato, corrompimento de arquivos, defeitos de transferência e falta de espaço.
Portanto, caso o ensaio gere mais material do que o esperado, ter um cartão reserva é fundamental.
Flash, rebatedor e rádio
Se engana quem pensa que flash é necessário apenas para trabalhos noturnos. A verdade é que, em diversas situações, não é possível contar apenas com a luz natural. Além disso, é muito mais vantajoso poder ter um controle maior sobre a luminosidade das imagens.
Já quando o sol for um foco de luz mais duro, o rebatedor é útil para preenchê-lo com luz.
Por fim, possuir um flash acionado por rádio com sua luz difundida ou rebatida ao lado da pessoa que está sendo fotografada também é uma solução muito eficiente.