Uma das partes mais importantes da divulgação de um negócio, independentemente do segmento, é focar em boas imagens. Isso porque, o ser humano é muito visual, então quando uma empresa não apresenta fotografias de qualidade, menores são as chances de aumentar o número de clientes.
Portanto, continue lendo a seguir para saber como devem ser feitas as fotos publicitárias de uma empresa funerária.
1. Faça um bom briefing
O briefing é o documento que contém todas as informações e orientações para que o profissional saiba detalhes sobre o trabalho. Este é um elemento utilizado por redatores, designers, publicitários e, claro, pelos fotógrafos.
Ele serve como um rascunho do trabalho a ser realizado e deve ser feito entre o próprio fotógrafo e o cliente que está contratando o trabalho. Se tratando de um Plano Funeral Familiar, é muito importante que o briefing seja seguido perfeitamente, pois qualquer erro nas fotos pode gerar uma mensagem diferente.
Além disso, o briefing também precisa conter uma descrição do cliente, a ideia central da fotografia publicitária, os objetivos da campanha, identidade visual do cliente e a persona da empresa.
Ademais, também precisa conter para quais mídias as imagens serão direcionadas (redes sociais, sites, outdoors etc), pois isso afeta diretamente nos elementos técnicos e resolução da imagem.
2. Planeje a produção da foto
Para que a fotografia passe uma boa impressão e, acima de tudo, leve os consumidores a quererem contratar uma empresa funerária, é preciso caprichar muito na foto. Portanto, neste caso, é necessário ter muita atenção aos elementos essenciais de fotografia, como a iluminação, o cenário e o clima
É preciso ter em mente que, dependendo dos objetivos da campanha, cada um desses elementos deverá sofrer variações. Ou seja, isso significa que o melhor dia para a execução da fotografia dependerá desse planejamento, inclusive a câmera e as lentes a serem utilizadas.
Ainda na fase de planejamento serão definidos detalhes que podem evitar retrabalhos. Além disso, a presença do cliente no momento das fotos também pode fazer toda a diferença no resultado.
Buscar opiniões do público que consome as fotografias também é uma ótima forma de saber quais estilos de fotos desses segmentos fazem com que elas se sintam melhores em contratar serviços etc. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Portanto, alinhe os elementos das fotografias à necessidade da empresa funerária para entregar ótimos resultados.
3. Coloque-se no lugar da persona
Como foi dito anteriormente, saber como a persona se sente com relação às imagens de divulgação sobre planos funerários é um ótimo passo para saber por quais caminhos seguir.
Portanto, coloque-se no lugar dos consumidores e faça uma pesquisa aprofundada a respeito dos mesmos.
Além disso, quanto mais conhecimento com relação à essência da marca e os valores prezados e praticados pela empresa, mais o fotógrafo saberá como se comunicar com os clientes através das fotos.
Ademais, também é fundamental conhecer a concorrência e o nicho de mercado como um todo para ter uma noção do que é necessário ou o que pode ser evitado.