A fotografia pode ser um hobbie, mas tem sido cada vez mais utilizada por pessoas que querem colocar a sua paixão como um tipo de negócio. Com trabalhos em diversos locais e querendo lucrar, podem ser necessários alguns equipamentos adequados para poder realizar um trabalho de qualidade com os clientes
Uma forma de investimento é através dos estúdios em caso, o que pode ser um desafio para quem está começando nessa área. Com alguns gastos que são necessários para conseguir todos os materiais, com os trabalhado sendo realizados e lucrando, pode ser uma alternativa melhor do que pagar por um aluguel em outro estabelecimento.
Espaço
Para montar um estúdio fotografia em casa é preciso ter um ambiente grande, algo em torno de 10 a 15m². Alguns estúdios profissionais são bem maiores, mas para quem está começando esse ´oe espaço mínimo. É imprescindível que o ambiente escolhido possua uma temperatura agradável, por isso, invista em um ar condicionado inverter.
Além disso, é necessário que haja a isolação da iluminação ou procurar por luzes que tenham a mesma temperatura que se usa nos set lights, o que vai evitar que os pigmentos diferentes acabem refletindo no resultado das fotos.
Equipamentos
Para começar, é fundamental ter uma boa câmera, que tenha uma qualidade alta para que as fotos tenham resultados profissionais. Boas máquinas apresentam diversos filtros para conseguir modificar as fotos sem precisar editar, com um controle de entrada de luz, lentes que podem trazer mais qualidade, mas que deixam o equipamento mais caro.
Além disso, a iluminação é um aspecto imprescindível, pois vai ter um resultado direto nas fotos a serem tiradas. Para isso, é necessário ter uma noção de luz em foto, podendo usar rebatedores e set lights, aprendendo a controlar o equipamento.
Os set lighs são como luminárias, onde usam folhas de papel vegetal para conseguir deixar a luz mais suave. Eles devem ser posicionados em um ponto onde a iluminação é mais densa. Para ter no estúdio, é necessário usar de 3 a 4 set lights. Os rebatedores podem ser feitos com placa de isopor, tendo que ser posicionado nas diferentes direções para ter pontos de luz que vão deixar a qualidade da foto ainda melhor.
Ter planos de fundo também é bem importante, podendo escolher um fundo infinito, todo branco, o que é usado para diferentes tipos de foto. Os tecidos de TNT podem ser fundos fotográficos, sendo uma opção bem em conta.
Além disso, ter um tripé é fundamental para botar a câmera que está sendo usada em apenas uma foto, conseguindo tirar várias fotos em sequência. É possível controlar a angulação do jeito certo, sem precisar ajustar as luzes a todo momento que precisa ser realizada uma nova captura de imagens.
Ter conhecimento sobre softwares de edição de imagem podem te ajudar de ajudar a tratar a imagem, o que consegue agradar muito mais os clientes. Para tal, é necessário ter um bom computador para poder realizar a edição das imagens.