Enfim, e felizmente com uma velocidade muito boa, as mulheres mais cheinhas – ou gordinhas, como muitas se aceitam serem chamadas sem drama – estão ocupando todos os espaços da sociedade onde estão as demais mulheres.
O preconceito e a odiosa segregação estão caindo e as mulheres plus size se sentem mais seguras e conscientes de que podem e devem estar onde quiserem e fazer o que querem.
Um grande avanço veio na Moda, a partir das reclamações de só existir as lojas especializadas em tamanhos especiais, um absurdo que relega as mulheres plus size a lugares que produzem roupas sem a modernidade que a moda feminina está criando.
E para aumentar ainda mais a autoestima das cheinhas, os ensaios fotográficos se multiplicam, trazendo a beleza delas para as lentes sem limitações ou receios. Profissionais estudam as melhores formas de dar aos ensaios a mesma qualidade dos demais.
Mas no dia a dia? Em meio de tantas fotos de eventos, festas, entre amigos ou na pose com a roupa para madrinha para o casamento? Afinal, mulheres plus size são – acima de tudo e principalmente – mulheres. E todas nós sempre achamos aquele ângulo que não favorece muito, aquela pose que não mostra o melhor do rosto ou do corpo.
Por isso separei algumas dicas que as mulheres plus size podem usar nas fotos cotidianas e em um ensaio fotográfico.
01 – Prefira os ângulos superiores!
Os ângulos tomados de baixo para cima sempre tornam a modelo – seja quem for – maior. E podem acentuar mais as formas do que você deseja.
A melhor perspectiva, para as plus size, são os ângulos de cima para baixo. Para poses deitada num sofá ou cama, ou sentada em escadas, por exemplo, alinhar com o nível dos olhos da modelo também é uma ótima opção.
02 – Cruze as pernas!
Aqui o ideal é dar aquela cruzada de uma perna à frente da outra nas poses em pé ou separar os pés no limite da largura do quadril.
Estes recursos criam uma proporção mais harmoniosa, sem contar que são poses mais interessantes em um ensaio. Ao juntarmos as pernas, o corpo ficar maior.
Podemos dizer que uma pose com mãos na cintura e pernas cruzadas é a ideal, além de ser muito bonita e sair das poses padrão que, muitas vezes, não colocam um sorriso no rosto!
03 – Capriche no sorriso!
Para as pessoas de rosto redondo, um sorriso largo não é uma boa opção, pois ele vai acentuar as bochechas e as maçãs do rosto.
Um sorriso suave, com os lábios encostados sem pressão ou levemente separados vai manter as feições e transmitir toda a beleza.
04 – Solte os braços!
Uma boa técnica aqui é descolar o braço do corpo, solto ou levemente apoiado na cintura. Também pode enrijece-lo para dar um efeito ainda melhor.
Especialmente quando as poses são de lado, quando deixamos os braços colados ao corpo, eles ficam comprimidos e parecem maiores, além de aumentar a silhueta como um todo.
05 – Mãos na cintura!
Lembra do braço apoiado na cintura? Aqui a regra voltou, principalmente para as fotos frontais.
Colocar as mãos na cintura, além de dar um ar descontraído, naturalmente tiram de nós um sorriso discreto e sexy ou jovial. Já notaram isso? Além disso, esta pose muda a proporção do corpo entre a parte superior e a inferior, criando um equilíbrio maior.
Os braços soltos ao longo do corpo têm o efeito de aumentar a silhueta.
06 – E a papada?
Aqui a melhor forma de fotografar é alongando o pescoço, mantendo a cabeça levemente ereta – sem forçar muito, para não criar uma pose empinada que não combine com a foto.
Quando inclinamos a cabeça pra baixo, mesmo que pouco, isso reforça a papada.
Você é plus size ? então vai adorar as calças jeans plus size que favorecem seu corpo.