Existem inúmeros dentistas dentro do mercado e a concorrência tem se tornado cada vez maior. Isso se dá, pois, o Brasil possui mais de 200 mil profissionais do ramo e todos os anos, cerca de 11 mil estudantes terminam a graduação em odontologia. Portanto, os consultórios e clínicas devem adotar estratégias para conseguir clientes.
Uma das estratégias mais interessantes é a das fotos publicitárias, que não devem ser utilizadas isoladamente. Afinal, a campanha de marketing faz toda a diferença para os resultados de ações secundárias. Fotos de instrumentos, como a broca para aumento de coroa clínica ou o sugador, podem aguçar a curiosidade de possíveis clientes.
Além disso, outros tipos de imagens podem ser produzidas, desde que todas sigam o Código de Ética implementado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Pensando em te auxiliar nesse processo, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as melhores dicas para fotos publicitárias na odontologia. Não deixe de conferir!
O que é permitido
Animação Gráfica
As imagens ou vídeos de animação gráfica são excelentes opções para divulgar consultórios odontológicos. Assim, os pacientes ficam por dentro dos procedimentos e técnicas, sem necessariamente terem sua integridade violada em imagens de antes e depois ou mesmo em fotos desconfortáveis.
Nesse sentido, é possível divulgar o consultório odontológico, destacando o comprometimento da clínica em aplicar técnicas atualizadas, eficazes, seguras e completas, priorizando sempre o bem estar dos pacientes. Isso pode ser feito junto com um designer ou fotógrafo profissional, capaz de registrar imagens de modelos anatômicos.
Procedimentos
É possível capturar registros ilustrativos para divulgar os procedimentos realizados pela clínica, considerando a especialidade odontológica do profissional. Por exemplo, se o atendimento é feito com crianças, com foco em dentística ou mesmo voltado para procedimentos cirúrgicos mais avançados, os registros podem ilustrar isso com eficácia.
No entanto, o fotógrafo deve ter um olhar especializado, para que as fotos sejam feitas da melhor forma. Uma ideia é capturar os instrumentos utilizados, os equipamentos, o consultório em si e semelhantes. Assim, o cliente pode se sentir confiante, já que vai ser tratado com conforto e qualidade.
Consultório
Uma dica muito interessante é capturar registros do consultório como um todo, em fotos e/ou vídeos, evidenciando os diferentes espaços e suas respectivas funções. Assim, o cliente pode conhecer todo o ambiente mesmo que virtualmente, criando um sentimento de conforto e pertencimento.
Além disso, divulgações como estas tranquilizam os pacientes, principalmente quando se tratam de procedimentos mais invasivos ou dolorosos. Por exemplo, é possível tirar uma foto figurativa com uma modelo, de um procedimento de extração de cárie, a fim de conscientizar e informar os pacientes que passarão pelo processo.
O que não é permitido
É interessante ressaltar que algumas práticas de divulgação ou publicidade não são permitidas e podem ferir o código de ética da profissão. As principais delas são:
- Produção e divulgação de sensacionalismos, seja em vídeos ou fotos;
- Produção e divulgação de imagens ou vídeos, que ocasionam em concorrência desleal ou autopromoção;
- Produção e divulgação de imagens que façam “apologia” a movimentos anticientíficos;
- Produção e divulgação de imagens para sorteios, concursos, permutas, serviços gratuitos, cartões de desconto ou brindes;
- Promoção e divulgação de imagens falsas sobre o consultório ou a respeito das qualificações do dentista;