O melhor emprego é aquele onde uma pessoa trabalha feliz e satisfeito com o que faz, e quem trabalha com festas precisa gostar do que faz, afinal de contas, é um tipo de trabalho onde vários imprevistos podem acontecer.
As pessoas que trabalham fazendo festas, geralmente gostam de organização, pois, precisam ficar ter muita atenção na decoração e na administração do evento para que tudo saia de acordo com a vontade do cliente.
Ser um organizador de festa é saber que vai ter muito trabalho para fazer, mas é uma profissão muito rentável, afinal de contas, o pagamento é alto e por cada evento.
Trabalhar realizando festas significa que você vai ser responsável por um momento único na vida de algumas pessoas, por isso é preciso de muito empenho e organização. Algumas pessoas acreditam que esse é um trabalho fácil, mas não é bem assim, afinal, você vai ter que lidar com gostos pessoais de outras pessoas e surpreendê-las.
O que é um organizador de evento?
O organizador de evento é aquela pessoa encarregada por todo o sistema de planejamento e realização da festa. Esse profissional tem o conhecimento no setor da gastronomia, na área da decoração, montagem, segurança e outros setores importantes.
Esse profissional também trabalha liderando equipes para diversos tipos de eventos como, por exemplo, casamentos, quinze anos, formaturas e outros.
Ele precisa ficar atento a pequenos detalhes que faz toda a diferença na festa como, por exemplo, flores, lonas para toldo e iluminação. Todo detalhe precisa ser priorizado, já que o organizador de eventos recebe o trabalho de tornar real uma ocasião única.
O que é preciso fazer para ser um?
Para ser um organizador de festas é necessário antes de qualquer coisa ser organizado, pois esse tipo de trabalho exige muita organização e comprometimento. Mas também é preciso de muito estudo, para entender cada detalhe desse trabalho.
Há uma infinidade de livros atualmente no mercado, com várias informações valiosas para essa área. É necessário ter muita sensibilidade para executar o trabalho e também saber ouvir o cliente, entender seu estilo para poder fazer a festa de acordo com o seu gosto.
Curso para organizador de evento?
Para quem deseja trabalhar como organizador de festa é preciso fazer algum curso. Há muitas opções de cursos para quem deseja exercer essa função.
O curso para cerimonialistas é para pessoas que desejam trabalhar organizando festas de casamentos para atender seus clientes mais exigentes. Porém, um dos cursos mais procurados é o curso técnico, que pode ser feito em algumas instituições como SENAC e SEBRAE, por exemplo.
Mas também é possível fazer um curso técnico em algumas determinadas áreas que ajudarão na organização de festa como, por exemplo, faculdade de turismo.
Por onde começar a trabalhar com eventos?
Para começar a trabalhar com eventos é necessário ir para a prática! Você precisa começar a organizar festas e ir aprendendo com as experiências. Você pode iniciar organizando festas para a família, para a turma da escola ou da faculdade.
Também é interessante que você procure trabalhar em uma equipe, organizando festas com pessoas que já são muito experientes e assim, ganhar mais experiência. A maioria das empresas que trabalham com organizações de festas contratam pessoas para trabalharem como montadores, recepcionistas e outros.